Followers

Thursday, July 19, 2012

Al-Kindi, uma das doze mentes mais brilhantes da idade média.


Al Kindi nasceu na cidade de Wassit no ano 188 Hégira conhecido como o filósofo dos árabes na idade média, Cardano considerou Al Kindi como uma das doze mentes mais brilhantes da idade média. Ele pertence ao grupo dos grandes cientistas muçulmanos que fizeram contribuições valiosas em muitos campos da ciência, Al Kindi era um filósofo, astrônomo, médico, matemático, físico, engenheiro e geógrafo; era também um perito na música.

Viveu na cidade de Kufa, Basra e Bagdá, seu pai trabalhou para Califa Harun Al Rashid, estudou com os sábios e os livros dos antecessores, ficou famoso e os Califas começaram a procurá-lo, os invejosos nutriam por ele inimizade e fizeram com que as pessoas o criticassem, incompatibilizando-o com os Governantes.

Passou sua longa carreira em Bagdá e foi um contemporâneo dos Califas Abássidas; Al Mutawakkil, de Al Mamoun e de Al Mu'tasim, morreu durante o reino de Al M'utamid. Ele se sobressaiu em ciência natural e foi o pioneiro em muitos assuntos importantes.

Os conhecimentos que ele legou foram:
A influência das longas distâncias na miragem;
Que a luz não necessita de tempo em sua viagem;
Que os planetas giram ao redor do Sol do Ocidente para o Oriente (verdade que ninguém conhecia até então);
Sobre a dilatação do corpo em temperaturas quentes e o encolhimento no frio;
Sobre as causas que ocasionam a chuva
Que o sol é maior do que a terra e que está é maior do que a lua.

“Al Kindi tinha uma mente científica liberal, ele rejeitou a teoria que afirmava haver possibilidade de se transformar metais baratos em metais nobres como o ouro e a prata, ele escreveu um livro chamado ‘‘Cuidado Com o Golpe dos Alquimistas”, rejeitando tal teoria.

Ele explicou o método de extração do almíscar em que proporção é usada nas reações químicas, ele cita um grande número de reações químicas, como filtrar, destilação, mineralogia, fabricação de espadas, coloração e proteção contra ferrugem. 


Ele escreveu muitos livros em vários campos do saber, dentre suas obras temos:
Astronomia: Teorias Astronômicas;
Matemática: Tese da Dedução de Números Primários;
Álgebra: Livro da Divisão do Triângulo e do Retângulo;
Medicina: Livro Sobre Alimentos e Remédios e Tratamento de baço;
Química: Tese Sobre a Composição do Atar e Pedras Preciosas.

No comments:

Post a Comment