Followers

Friday, July 20, 2012

Aulas de Árabe


Ofereço em Lisboa/Portugal:
- Aulas individuais, ou para pequenos grupos
- Níveis básico, intermediário e avançado
- Conversação (coloquial, ou literário) e escrita (clássico)
- Traduções: Português/Árabe, Árabe/ Português

Contatos através do e-mail:
dra_fatimayahya@hotmail.com

O árabe clássico ou literário ( الْعَرَبِيَّةُ الْفُصْحَى ), é a forma "erudita" do idioma, a qual se aprende na escola, e cujas fontes estão nos clássicos da língua. É hoje utilizada tanto nos meios académicos, nos círculos literários e nas cerimónias de caráter solene e religioso, assim como nos meios de comunicação (rádio, televisão, jornais e revistas). 

O grau de compreensão dessa modalidade do árabe depende dos estudos e da interação do indivíduo com os meios em que a mesma é utilizada.

Por sua vez, o árabe dialetal ou coloquial ( الْعَرَبِيَّةُ الْعَامِّيَّة ) é a modalidade de expressão que se emprega em ambientes informais, com a família e os amigos, nas conversas cotidianas, no comércio, geralmente na música, e, ao contrário da sua variante erudita, passa por constantes mudanças e adaptações, variando de país para país, de região para região. Sendo uma forma de expressão mais "natural", pois se aprende desde a infância, é o árabe cuja proficiência do indivíduo depende, para os não naturais, de uma convivência e adaptação cultural a um determinado contexto arabófono.

Apesar dessa diferenciação, claramente definida no aprendizado da língua, a realidade é que, no seu uso prático, ambas as formas de expressão se combinam, com preponderância ora da linguagem literária, ora da forma mais popular - de acordo com a necessidade de uma situação mais ou menos formal. O ideal para alguém que se proponha a uma experiência transcultural, com ênfase no contato e na convivência com um povo árabe, seria necessário tanto o estudo do árabe clássico como do coloquial, a fim de que tivesse acesso a todos os níveis de conversação.

1 comment:

  1. Olá, Fatima:

    Estou interessado em aprender árabe à distância. É possível?

    abraço

    Jáder França

    ReplyDelete